[Review] Kakegurui (賭ケグルイ) 1ª temporada – Anime

06:20 Lyn 0 Comments



Ano: 2017
Episódios: 12 (com segunda temporada confirmada para 2018)
Estúdio: MAPPA
Gênero: Thriller, Torneio, Psicológico
Onde assistir: Netflix

Sinopse: Yumeko Jabami é transferida para a escola “Hyakkaō Private Academy”, local onde estudam pessoas ricas e influentes de todo Japão. Seria apenas mais um caso de aluna nova se ambientando num lugar diferente, não fosse a estrutura social escolar baseada em jogos de azar e apostas, onde através um único jogo, você pode ir de ser humano respeitável à servo. Em Kakegurui, acompanhamos a trajetória de Jabami nesta escola insana.  
Sobre a série:

     A animação Kakegurui é baseada no mangá homônimo (Kakegurui) publicado pela editora da Square Enix, Gangnan Joker. Lançado em 2014 e sem previsão de término, Kakegurui conta com um spin-off chamado “
Kakegurui Twin” (2015), nele acompanhamos a trajetória de Mary Saotome no ano anterior à chegada de Jabami em Hyakkaō Private Academy.
Kakegurui foi um sucesso tão grande, que também podemos encontrar um live action, surpreendentemente bom, da série.

Personagens:

Aqui, a fim de evitar spoilers, dividiremos as personagens em estudantes (principais) e membros do grêmio.
(Por favor, ignorem os sublinhados em vermelho, tava dando bug e printando foi a única maneira de conseguir colocar aqui de forma organizada)



Opinião:
Pra mim é sempre difícil opinar sobre gêneros de anime que não consumo. Acho que o último thriller psicológico que vi foi Death Note e já faz alguns anos. Admito que todo o hype me deixou receosa em assistir.... Não sei vocês, mas minhas redes sociais eram recheadas de Kakegurui o tempo todo. Como nas redes sociais as pessoas só estavam interessadas em fazer piada ou surtar, eu acabava vendo apenas a parte sexualizada do anime e bom, colegiais gemendo em êxtase durante situações que (fora de contexto) parecem totalmente inapropriadas, não são exatamente meu tipo de conteúdo. Porém, pessoas próximas sempre me diziam que era um anime interessante e numa tarde de tédio ao ver o live action ali no catálogo da Netflix, assisti, gostei e corri para ver o anime. Agora, vamos falar dele e fingir que nunca tive nenhum tipo de preconceito. Se você tem resistência em assistir Kakegurui, segura na minha mão e deixa eu te convencer a passar por cima de todo o ranço.

Temos uma protagonista mulher num anime que não é shoujo,nem slice of life, nem musical. E estamos falando de uma mulher que sabe o que quer e que busca o próprio prazer, independente da opinião alheia. Não bastando isso, temos várias mulheres ocupando cargos de poder e em situações privilegiadas. Existiram momentos que cheguei até a ficar incomodada com apenas adversárias mulheres e pronta pra fazer textão sobre a questão “uma mulher só pode ser inteligente e forte entre mulheres? ”, até finalmente rainha Jabami começar a pisar nos boys mais insuportáveis que você já viu.  Sei que pode parecer bobagem, mas assisto animes o suficiente para saber que é algo fora da curva e por esta razão Kakegurui ganhou MUITAS fichas Saotome (risos) comigo.

Ok, mulheres fortes e inteligentes são legais, mas toda essa construção não cai por terra quando elas são colocadas em situações extremamente sexuais? Eu me fiz essa pergunta e hoje, 28 de maio de 2018, minha resposta é: não. Se você tem mais de 20 anos, já não é mais adolescente, com certeza sabe que o ensino médio é uma fase de descoberta sexual. Gente, sério, se entre seus 15 e 18 anos você não queria se roçar até na maçaneta da porta, tinha algum problema (nem vou me estender). O que eu quero dizer, em palavras menos bobas, é: “Hyakkaō Private Academy” é uma escola onde as pessoas são muito ricas, lá elas buscam objetivos diversos através de apostas. Alguns estão focados no prestigio e dinheiro, outros, como Jabami e Ikishima, no prazer. Fica claro que ali o prazer em apostar é tão intenso para algumas pessoas, que elas acabam levando para o lado físico, o que nos proporciona cenas sexualmente intensas e até explícitas. Vale comentar também que a tensão sexual do anime existe desde  o início, na relação de dominância x submissão que os alunos mantêm entre si, através do esquema de “gatinhas e cãezinhos” e só fica mais intensa com o avançar da trama. É algo que pode incomodar os mais puritanos, mas se como eu você entende que sexo é algo importante e muito presente na adolescência, não vai achar nada demais. Eu apenas recomendaria que não assistam com a família ou com crianças.

Tenho muito mais a dizer, entretanto a minha política de review sem muitos spoilers me impede, então vamos à conclusão: Kakegurui é um anime interessante, de ritmo acelerado e cheio de reviravoltas. Acompanhar o pensamento e perspicácia de Yumeko Jabami chega a ser impossível, mas é delicioso ver como ela derrota adversário após adversário. O enredo tem alguns furos e certas situações são frustrantes, mas a esperança é de que se resolvam na segunda temporada. A sexualização e protagonismo exagerados podem incomodar algumas pessoas, mas no geral eu diria que é um anime entre bom e excelente.




Fontes:


0 comentários: