[Review + Comentários] Z nation

08:44 Lyn 0 Comments


Observações gerais:

Criada por Karl Schafer, Z Nation  mostra um grupo de pessoas em Nova Iorque tentando a sobreviver ao apocalipse zumbi, até que a destruição de sua casa seguida por uma impressionante revelação lhes dá objetivo maior: Em seu pequeno e inusitado grupo, eles carregam a última esperança da humanidade e para que o mundo seja salvo, o grupo deve escoltar tal messias até uma base militar na Califórnia. E assim acompanhamos por 13 episódios o grupo Delta Xray Delta em sua missão "Marca de mordida".

Personagens (apenas personagens presentes no primeiro episódio para evitar muitos spoilers):


Roberta Warren
Policial até o último minuto, Roberta faz a linha durona e está (quase) sempre procurando a melhor maneira de resolver problemas. Incansável na luta contra zumbis e de grande coração, elas muitas vezes  arrisca a si para salvar terceiros.


Addison Carver (Addy)
A primeira vista uma garota forte que se adaptou ao apocalipse, Addy pode ser muito menos resiliente do que se pensa. Dona de um passado misterioso e questões mal resolvidas, se mostra a figura mais volúvel e sentimental do grupo.

Cassandra
Uma mulher misteriosa encontrada dentro de uma cela cercada por zumbis, Cassandra é estopim de um inusitado conflito, porém, decidida em suas escolhas é muito leal a quem lhe faz bem.

Charles Garnett
Tenente Charles Garnett é líder do grupo. Ele busca paz e dar às pessoas esperança. Quando solicitado em situações de perigo, nunca exita em agir e frequentemente põe a segurança do grupo acima ada sua.

Doc
Um farmacêutico viciado em drogas, Doc é o carisma do grupo. Sempre com comentários sarcásticos e uma dose de qualquer droga, está sempre pronto para ajudar a salvar a si mesmo, seus amigos e ao mundo.

Mack Thompson
Namorado de Addy, Mack é carinhoso e gentil. Tal qual os outros de seu grupo também não mede esforços para ver todos seguros, entretanto, às vezes seu senso de preservação fala mais alto que o de honra.

10 mil
Misturando individuo e meta, 10 mil se chama assim pois tem como objetivo de sua existência matar 10 mil zumbis. Junta-se ao grupo logo no primeiro episódio.

Cidadão Z
Operador de uma base da NSA, Cidadão Z é responsável por gerenciar todos os grupos e missões ainda ativos. Atuando como figura fundamental, ele toma para si a missão de guiar, de sua base num dos polos, a equipe Delta Xray Delta até seu destino final.

Murphy
O "paciente zero", também conhecido como "pacote" e "última esperança da humanidade", é um homem medroso de poucos escrúpulos que teve injetada em si a única vacina com resultados positivos contra o vírus Z (que transforma todos em zumbi).

Explorando o tema:

1. Z Nation x The Walking Dead - Paródia, homenagem ou apenas uma estratégia de marketing?

Ao assistir Z Nation, especialmente em seus momentos iniciais, é impossível não fazer comparações uma vez que ambos os grupos tem policiais como líderes e apresentam um numero semelhante de integrantes, bem como uma estética similar ( podemos reparar em ambas as séries que a fotografia é meio acinzentada e obscura, uma clara estratégia para mostrar que o mundo está desolado e perdeu a cor) e enredo abordando temas comuns (como canibalismo e novas sociedades baseadas em preceitos errados). Seriam essas similaridades ( e outras que não citei) uma tentativa de Schafer de ironizar ou homenagear a série da AMC? Talvez uma iniciativa para tornar sua série famosa às custas da já aclamada The Walking Dead?

Não posso dar respostas verdadeiras a estas perguntas, mas posso teorizar: Dizer que Z Nation parece outra produção ambientada em um mundo pós-apocalíptico que pega carona no sucesso de The Walking Dead é, como dizem por aí, chover no molhado. Acredito sim que exista uma tentativa por parte dos produtores em fazer  o público identificar elementos de TWD em Z Nation, a fim de que a trama se torne popular pelo provável alvoroço que fãs de Rick e seus seguidores poderiam fazer. Entretanto, as mudanças de rumo no roteiro de Z Nation ( mais especificamente a partir do episódio "06 - Ressurreição Z"), deixam claro que é uma estratégia passageira e introdutória, Delta Xray Delta tem uma missão maior que eles mesmos e quando todos, em especial Murphy , começam a entender este fato a série mostra a que veio. Analisando os  plot twists presentes nos episódios finaispodemos considerar tudo apresentado antes como uma homenagem divertida - e até um pouco crítica - a TWD.

Acredito que também cabe salientar neste tópico a narrativa diferente em ambas as séries: apesar das muitas coisas que as aproximam notamos diferença no estilo de escrita/estrutura. Z Nation nos entrega um conteúdo mais subjetivo, pronto para reflexão autônoma do espectador, além de deixar sempre muitas pontas soltas. The Walking Dead, por sua vez, abre os mesmos espaços para reflexão, mas sempre nos dá respostas ( muitas vezes as respostas de Rick, mas ainda assim respostas) e os questionamentos ficam por conta do "e se", sempre presente a cada reviravolta do enredo. Tais aspectos me levam à conclusão: Sendo ou não sendo parecidas, oque realmente importa neste caso é que se você é fã de zumbis ( e distopias no geral), terá uma experiência muito boa assistindo Z Nation e TWD.


2. Z Nation: trash ou retomada do clássico?

Se você assistiu Z Nation e não se sentiu apreciando um game play de alguma versão alternativa de Resident Evil 1 ou contemplando um remake de A noite dos mortos vivos, desculpa, mas você não entende nada de "zumbizagem de raiz".

Brincadeiras a parte, "Zumbizagem de raiz" é exatamente o termo que define Z Nation. A despeito dos comentários maldosos vindo de pessoas acostumadas com a roupagem sisuda de The Walking Dead e dos filmes da franquia Resident Evil, acredito que as escolhas tomadas pela série foram extremamente acertadas, afinal, Zumbis radioativos, Zumbis corredores, Zumbis Transudos, animais Zumbi e até mesmo Zumbis falantes, são elementos presentes tanto nos filmes clássicos a respeito o tema, quanto em jogos antigos (cito justamente Resident Evil 1, onde tudo isso - exceto zumbis falantes e transudos - está presente), entregando assim um presente para pessoas - que como eu - sentiam falta de rir um pouco com a situação.

Dizem as más línguas que a série é muito caricaturada, cheia de exageros e coisas improváveis. E eu concordo, mas não era  assim que filmes/jogos/etc envolvendo zumbis deveriam ser? Penso que a necessidade de conteúdo mais sério e dentro de parâmetros reais envolvendo zumbis vem desde os primeiros filmes da série "Resident Evil" que, salvo engano, foram os primeiros a conferir uma roupagem mais séria a figura dos mortos-vivos. Estaria tudo bem e muito divertido, não fosse o fato de essa ideia se instalar como a forma correta e retratar zumbis e tudo que fuja a esse novo padrão é tido como produção ruim. Vejo Z Nation como um manifesto contra toda essa necessidade de normalidade no fantástico universo zumbi e comemoro os elementos trashes inseridos na trama, sim. Sendo um pouco mais  presunçosa do que deveria, ouso afirmar que Z Nation resgata elementos clássicos que se perderam nesse processo de popularização e nos entrega uma série, até então, sublime e muito divertida.


Nota:

Após todos esses comentários tenho de dar  uma nota, não é mesmo? Bem, sem dúvidas gostei mais de Z Nation que de The Walking Dead, o que pode ser considerado ruim, mas fazer  oquê? Eu gosto de Zumbi trash e ninguém pode mudar isso.
O único defeito que consigo salientar em Z Nation ( já que não considero o viés trash um) é a falta de recursos para produzir uma série com maior qualidade qualidade e como isto não é falha no roteiro e nem da série em si, dou nota máxima e aguardo ansiosa a próxima temporada.




0 comentários: